curva das pressões - ορισμός. Τι είναι το curva das pressões
Diclib.com
Λεξικό ChatGPT
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από την τεχνητή νοημοσύνη ChatGPT

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

Τι (ποιος) είναι curva das pressões - ορισμός

Lei das pressões parciais; Lei da mistura dos gases

Curva tautocrônica         
300px|right|thumb|Quatro pontos deslizam sobre uma ciclóide, de diferentes posições, porém alcançam todas o vértice (ponto de mínimo) ao mesmo tempo. As setas azuis mostram a aceleração dos pontos ao longo da curva.
Curva cíclica         
CLASSE DE CURVAS CICLOIDES QUE GIRAM AO REDOR DE UMA CIRCUNFERÊNCIA
Curva mecânica; Curvas cíclicas
As curvas cíclicas, também conhecidas como curvas mecânicas, são geralmente aquelas oriundas da trajetória de pontos relacionados com a circunferência.Giongo, Affonso Rocha - Curso de Desenho Geométrico.
Curva de desenvolvimento capitalista         
Curva do desenvolvimento capitalista é a teoria desenvolvida por Marx e León Trotsky, em paralelo as ondas longas de Nikolai Kondratiev, devido ao debate interno do Partido Comunista soviético sobre a situação econômica do capitalismo mundial e suas perspectivas à revolução socialista na primeira metade da década de 1920. A curva de desenvolvimento capitalista de Trotsky aponta as fases históricas do desenvolvimento do Capitalismo a partir das variações na direção e intensidade na constituição das forças produtivas como processo das transformações das relações de produção, da luta de classes e de outros acontecimentos e fatores não-econômicos.

Βικιπαίδεια

Lei de Dalton

A lei das pressões parciais (Lei de Dalton) pode ser entendida através do modelo de Dalton para uma mistura ideal, no qual se assume a premissa de que cada um dos componentes de uma dada mistura existe separadamente e independentemente, ocupando todo o volume e estando em equilíbrio térmico com o restante da mistura. Neste modelo o comportamento de um dado componente não é influenciado pela presença dos demais, e assim podemos estudar o dado elemento separadamente. Uma vez que neste modelo se assume que cada elemento ocupa todo o volume disponível, a pressão total da mistura será composta pela soma das pressões parciais de cada elemento que constitui a mistura.

Pode-se resumir a lei de Dalton na seguinte forma:

"Numa mistura gasosa ideal de n componentes, o comportamento de cada componente é independente dos demais, e cada uma ocupa todo o volume disponível, implicando que a pressão total ( P t o t a l {\displaystyle P_{total}} ) seja igual à soma das pressões parciais ( p i {\displaystyle p_{i}} ) de cada componente".

P t o t a l = Σ i = 1 n p i {\displaystyle P_{total}=\Sigma _{i=1}^{n}p_{i}}

Para que esse modelo seja válido, o potencial químico entre os componentes da mistura deve ser desprezível e deve-se garantir condições de baixa temperatura e pressão (CNTP - Condições Normais de emperatura e Pressão), vale ressaltar que esse modelo corresponde a termodinâmica clássica portanto se relaciona essencialmente a situações de equilíbrio termodinâmico, para mais informações pode-se consultar o livro Fundamentos da Termodinâmica Clássica.